Como superar provas de Treinee e iniciar uma carreira de sucesso

Quase toda carreira de sucesso em grandes empresas tem sua porta de entrada nos programas de Trainee e, para selecionar os melhores, é preciso superar testes de raciocíniológico usados para selecionar quem irão ser os trainee da vez. O pior erro que um candidato a Trainee pode cometer e o de participar de um programa de seleção de Trainee sem a devida preparação, como para os testes de raciocínio lógico.

Trainees têm altos salários já em começo de carreira

Os programas de trainee são conhecidos por ofertarem altos salários para atrair talentos que tenham condição de serem treinados desde muito cedo com os valores e a cultura daquela organização de modo que sejam profissionais formados in house e que possam ter uma visão 360° das principais rotinas da empresa. Isso pode garantir não só altos salários como também uma carreira com rápida ascensão, estabilidade e um dia-a-dia bastante dinâmico: o que muitos sonham, mas é para poucos.

Altos salários exigem profissionais altamente capacitados

Qualquer pessoa ficaria chateada se pagasse caro por algo que não cumprisse com aquilo que se espera de um alto investimento. Com trainees acaba sendo a mesma coisa, são oferecidos altos salários para atrair colaboradores que possam ser altamente produtivos e que justifiquem um gasto muitas vezes altos para as empresas. Por isso, todo bom processo seletivos para Trainee tem um teste de raciocínio lógico em algumas de suas etapas. Saber pensar de forma lógica e organizada é uma habilidade típica de profissionais de alta performance, pois conseguem operacionalizar de forma lógica e organizadas o trabalho, trazendo maior eficiência para os processos e resultando em melhores resultados.

Portanto, ter uma preparação para os testes de raciocínio lógico não apenas servirá para os testes de lógica que os candidatos enfrentam ao longo dos processos seletivos, mas também para o cotidiano do futuro Trainee para que ele possa operacionalizar ou organizar o trabalho de forma lógica e produzir os resultados esperados para os altos salários que são oferecidos.

Por que testes de raciocínio lógico fazem a diferença na sua aprovação

Para se tornar um trainee é preciso ter uma série de qualidade, mas uma característica pode ser desenvolvida de forma objetiva e com ajuda de apoio profissional de maneira mais rápidam, o que pode colocar esse candidato a frente de toda a concorrência: conseguir ter altas notas em testes de lógica e raciocínio lógico.

Coincidência ou não, ter uma excelente capacidade de racícinio lógico é uma característica comum de praticamente todo Trainee. Afinal de contas, quem não gosta de ter um trabalho que possa ser executado de forma clara e lógica? Trainee são muitas vezes alocados em áreas da empresa que possam estar passando por dificuldades para que usem sua capacidade elevada de raciocínio lógico para pensar em soluções práticas, lógicas e claras que possam fazer com que as dificuldades se dissipem. Trainees que são aprovados por outros motivos que não incluem alta capacidade de raciocínio lógico são, em geral, eliminados ao final do programa e tem boas oportunidades de carreira excrepadas logo nas etapas iniciais. Ao contrário, Trainee com excelente raciocínio lógico e boas habilidades interpessoais são os mais bem sucedidos e constroem os “cases de sucessos” que costumamos ouvir falar sobre profissionais de sucesso.

A pergunta que fica para quem deseja ter tudo isso é jogar na incerteza da preparação caseira ou feita usando esparças da internet ou investir tempo e um pouco de dinheiro em uma preparação profissional que fará com quem esse investimento retorne em pouquíssimo tempo após o ingresso no programa de trainee? Muita gente prefere se preparar de forma caseira com receio de fazer a coisa certa e acabam não sendo lógicos. Logicamente, essas pessoas são eliminadas logo nas primeiras etapas, especialmente por terem resultados pífios em testes de raciocínio lógico. Não preciso dizer, notas baixas em testes de lógica são um indicativo de baixa produtividade. E lógicamente você não pagaria um alto salário para um Trainee que não valesse o salário que você pretende pagar. Isso não seria lógico, não é mesmo?

Qual o segredo para ser bem sucedido com testes de raciocínio lógico

Pensar de forma lógica não é nenhum dom. Também não é algo que cai do céu. Ter um bom raciocínio lógico exige treino e trabalho duro. O problema é que se você coloca toda a sua energia e esforço da maneira errada a única coisa que fará bem serão coisas erradas (e certamente não é isso que deixará o seu gestor feliz e empolgado para te aprovar no programa de Trainee). Portanto, ter orientação profissional é a diferença entre escolher o caminho errado e o caminho certo.

Testes de racicínio lógico são a base dos exames de seleção para MBA em Escolas de Negócio de todo o mundo. Dessa forma, arrebentar no teste de lógica já quando se é trainee significa passar na frente de muitos colegas que ingressaram naquela empresa por outras formas quando se trata de buscar um Sponsor para fazer um MBA, o que será um catalisador de promoções e de progressão de carreira, fazendo com que aquele salário já alto de trainee aumente ainda mais, fazendo com que você possa realizar sonhos inatingíveis para muita gente. Certamente seus pais ou seu cônjuge e filhos ficarão bastante orgulhosos de você, começando por ser aprovado como Trainee. E isso é algo que pode ser construído com tão pouco quando comparado com tudo isso que você pode ganhar e com as chances que podem se abrir se você fizer a coisa certa agora!

Foi pensando nisso que a TotalPrep Brasil usou a sua expertise de já ter preparado e aprovado centenas de profissionais nos mais difíceis e concorridos testes de raciocínio lógico do mundo para desenvolver um método único e comprovado para te ajudar a destruir nos testes de raciocínio lógico e poder passar na frente em processos de seleção de Trainee para que você consiga construir uma carreira de sucesso baseado apenas no seu esforço e conhecimento que a TotalPrep Brasil consegue te ajudar a desenvolver.

A dúvida agora é saber se você que tem até 3 anos de formado vai arriscar jogar a sua carreira por um caminho de incertezas ou se vai querer aprender as técnicas mais avançadas de raciocínio lógico aplicadas nas principais escolas de negócio do mundo a seu favor e se tornar um profissionais diferenciado que o mercado e os programas de Trainee esperam.

A questão é lógica e simples: você vai preferir o risco caseiro e de ser escolhido ou a alternativa profissional que vai te permitir escolher o programa de Trainee que mais te agradar? Se você já for bom de lógica, já até sei que você vai agendar uma aula cortesia e ver como aumentar o seu potencial. Bons profissionais não perdem tempo, então corre e já começa a se preparar com a TotalPrep Brasil!