O que é o GRE ?

Quem busca uma colocação profissional internacional com o objetivo de estudar fora tem entre as opções o teste GRE. É um dos melhores exame de inglês para as faculdades do exterior.

Ele é menos famoso que o TOEFL ou o IELTS.

Para o segmento acadêmico pode ser o exame mais adequado para testar sua proficiência de inglês, pois o GRE® é porta de entrada para especialização e mestrado em Universidades no exterior.

É grande a lista de instituições que utilizam do teste e conhecer todo o processo, boa preparação e estudos planejados é o caminho ideal.

 

Exame GRE

O Graduate Record Examination – GRE® é um dos testes mais aceitos em universidades do mundo e pela USP, no Brasil, para quem busca cursos de pós-graduação.

 Referência para quem busca avanços na carreira. O teste GRE, que é feito em computador, utiliza este exame como critério de admissão em vários programas de mestrado e doutorado nos Estados Unidos.

“Este é um teste criado pela Educational Testing Service e é similar em conteúdo e formato ao SAT. Anualmente, candidatos a instituições que buscam estudar fora, buscam esta pontuação, como auxílio na admissão em instituições pelo mundo. Mas, é necessário um estudo e acompanhamento segmentado para uma assertividade”

Vinicius Capelloto, diretor acadêmico da Totalprep Tweet

 

 Quem vai fazer o teste precisa saber que o GRE virtual precisa de três horas e meia de dedicação. A divisão do teste é da seguinte maneira: 60 minutos para terminar a seção de escrita analítica. Com 30 minutos para escrever cada uma das duas tarefas. Depois, você vai começar com a seção de raciocínio verbal que também é dividido em duas partes de 35 minutos, em que você terá que responder a 50 perguntas. Em seguida, finalmente, vem o Raciocínio Quantitativo, que tem duas partes de 40 minutos, em que você terá que responder a 50 perguntas.

Onde fazer o GRE® no Brasil ?

No Brasil ele é oferecido em Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, e custa US$185.

Como é a prova do GRE ?

Dividido em quatro sessões: verbal (verbal), quantitativa / matemática (quantitative) e escrita analítica (analytical writing) e uma seção experimental. E, ainda tem matemática, que o candidato só descobre quando começa o teste. Com duração de 3 horas e 45 minutos.

Resultado do GRE®

Os resultados parciais saem imediatamente e a redação é enviada em duas semanas.

Quem costuma fazer a prova GRE?

Graduados que de diversos lugares e áreas. Que buscam pós graduação, seja stricto ou lato senso, em universidades estrangeiras.

“Vale lembrar que a pontuação do GRE® é usada como parte no processo de admissão de bolsas de estudos, para suplementar históricos escolares da graduação, cartas de recomendação e outras qualificações de pós-graduação”, conta Vinicius Capelotto.

 Quando sai o resultado do GRE?

Após 15 dias o exame solta a pontuação do GRE. Um e-mail informativo é enviado ao estudante com instruções de acesso ao resultado.