O que levar em consideração sobre a escolha do MBA?

Quando se pensa em estudar fora, normalmente levamos muitos fatores em consideração, por exemplo, em qual instituição cursar, valor do curso, currículo, idioma, empregabilidade… e há muitas opções de escolas dentre as top business schools no mercado. Mas como saber qual é delas é a ideal para o seu perfil e para o seu objetivo profissional?

Já parou para pensar que um dos fatores quase sempre esquecidos na hora de tomar a decisão é a localização? Mas esse fator, no entanto, deve ser pensado com muito cuidado, pois é o que pode te permitir vivenciar experiências em algumas das cidades mais dinâmicas e internacionais do mundo. Localização significa não apenas a cidade onde você viveu durante a experiência; mas trata-se também de qualidade de vida, experiências e, o mais importante, acesso ao mercado de trabalho.

E como você escolhe para quais cidades fazer a rotação, ou se você fará a rotação? Antes de tomar essa decisão, avalie alguns pontos:

1. Acesso ao mercado de trabalho

Avalie o acesso a empregadores e profissionais na indústria desejada é crucial, e na verdade, é provavelmente o principal motivo pelo qual você decidiu embarcar nessa jornada.

Ao longo do caminho, você certamente desejará ter entrevistas informativas com as empresas dos seus sonhos, conhecer pessoas novas para fazer aquele bom networking e, por fim, fazer entrevistas para estágios e empregos em grandes empresas.

Tudo isso é muito bom, mas é fundamental avaliar se as empresas que você deseja ingressar possuem escritórios localizados na cidade que você mora, ou pensa em morar. É importante também avaliar a oferta de empresas e possíveis oportunidades na região onde você está planejando dedicar o seu tempo e o seu dinheiro para um MBA.

Na cidade de São Francisco, por exemplo, os estudantes têm acesso a gigantes da alta tecnologia e uma concentração de empresas Fortune 500 como Google, Facebook e LinkedIn.

Mas não é apenas o nome das grandes empresas que devem te encher os olhos. É preciso ter um objetivo claro, definir quais são os interesses e planejar o que você deseja fazer com o seu mestrado. Seus objetivos de carreira devem determinar sua decisão com um todo.

Por exemplo, se sua meta é desenvolver uma carreira em finanças ou consultoria e trabalhar em Wall Street ou The City, escolher os campus de Nova York  e Londres seria uma decisão inteligente, mas se você quer trabalhar no Vale do Silício, por exemplo, o campus de São Francisco é para você! É por lá que as empresas mais inovadoras estão localizadas.

Tenha em mente que: as empresas dos seus sonhos e os setores desejados devem desempenhar um papel fundamental na sua decisão de qual campus escolher.

2. Experiências

Sua experiência em uma business school vai muito além do que do que simplesmente acontece dentro da sala de aula. O que acontece fora é igualmente importante. Sabe por quê? A localização pode determinar, também, o perfil dos palestrantes e o tipo de empresas que vêm ao campus, como por exemplo as de perfil com fins lucrativos, sem fins lucrativos e startups que estão sempre presentes no campus.

Há também a possibilidade de ingressar em associações profissionais, além dos clubes e organizações estudantis, recursos esses que podem fornecer a você uma oportunidade maior de construir conexões profissionais. Por isso é sempre bom estar atento às oportunidades que o campus tem a oferecer e usá-las para compor e enriquecer seu aprendizado.

3. Qualidade de vida 

A terceira e última dica é sobre qualidade de vida. A escolha do local certo também terá impacto na sua vida. Leve em consideração que você estará ocupado com papéis, documentos, prazos e muitas responsabilidades a maior parte dos seus dias, mas durante o seu tempo livre, você precisará de um ambiente para descontrair e relaxar o corpo e a mente para manter uma vida equilibrada e saudável.

A questão é: quão importante é isso para você? Faça uma auto análise levando em consideração a sua personalidade e estilo de vida, por exemplo: se você gosta de se divertir, prefere uma vida mais agitada e cheia de emoções, Nova York é uma ótima escolha. Mas se você gosta de coisas mais tranquilas e leva um estilo de vida descontraído de São Francisco, provavelmente irá aproveitar viver bem São Francisco.

Considere também, outros fatores importantes para você como clima, cultura, costumes, gastronomia, e pense em tudo o que você mais se identifica.

Por fim, já vimos que há muitos fatores a serem considerados, mas a lição principal é: pesquisar não apenas os programas que instituição oferece, mas também as cidades ao redor e as oportunidades que vem com elas.

Aprenda o máximo que puder sobre o local e se imagine morando e até trabalhando lá. Isso com certeza vai te ajudar a escolher com mais segurança à escola ideal para você.

Viu só como é importante escolher bem o lugar onde você vai estudar? Aliás, os estudos e a preparação são muito importantes para alcançar o seu sonho, mas algumas dicas só a TOTALPrep te dá. E nós podemos te ajudar muito mais!

Se você gostou desse conteúdo e tem interesse em estudar em uma das melhores business school do mundo de acordo com o seu perfil e objetivos, agende uma consultoria gratuita com a gente. O seu sonho começa aqui!

Essas e outras dicas você encontra aqui no blog da Total Prep! A única Consultoria em MBA, Master e Phd do full service no Brasil.

 

Related posts