Habilidades exigidas no mercado de trabalho: Resiliência

Preparado para se adaptar e conhecer os recursos tecnológicos necessários para ganhar destaque no mercado de trabalho, o profissional do futuro possui competências e habilidades que as empresas hoje procuram.

Tais competências e habilidades são essenciais em um mercado de trabalho que se torna cada dia mais enxuto e competitivo.

Por isso, em geral, essas contratações são de caráter urgente e imediato.

O que significa que profissionais que possuem muitas competências tendem a conseguir emprego com mais rapidez e facilidade.

E se você está em busca de aperfeiçoamento e deseja expandir suas competências e habilidades, continue lendo este artigo.

 

Nos próximos artigos, vamos conceituar cada um desses termos, apresentar dicas para seu desenvolvimento e trazer informações atualizadas sobre o mercado de trabalho.

No post de hoje vamos falar de uma habilidade também muito procurada: Resiliência.

Vamos lá?

Para facilitar a sua leitura, o artigo foi dividido da seguinte forma:

  • Quais são as principais habilidades profissionais? Para que serve uma habilidade profissional?
  • Resiliência: tudo que você precisa saber
  • Afinal, o que é ser resiliente no trabalho?
  • Como desenvolver o poder da resiliência no trabalho
  • Conclusão

 

Quais são as principais habilidades profissionais? Para que serve uma habilidade profissional?

Habilidades profissionais são características de um indivíduo hábil. Ou, em outras palavras, são aptidões.

Neste caso, quando alguém é capaz de realizar uma tarefa bem feita, dizemos que essa pessoa é habilidosa.

Tal adjetivo, é claro, também remete a outras qualidades, como inteligência, agilidade e destreza.

Entenda agora como as principais habilidades podem ser assim classificadas:

Cognitivas:

 

As habilidades cognitivas estão relacionadas à capacidade de aprendizagem.

 

O funcionamento cognitivo é um termo que se refere à capacidade do ser humano de processar pensamentos e são utensílios do cérebro que estão associados com processos de aprendizagem de informações e são muito importantes no desenvolvimento de qualquer trabalho atualmente.

 

Motoras:

 

Habilidades motoras estão relacionadas à capacidade de realizar movimentos com precisão e consistem em manipulação e projeção de objetos incluindo habilidades, como: arremessar, receber, chutar, voleio, rebater lateral, driblar, etc, por exemplo.

 

Sociais:

 

As habilidades sociais são aquelas que ajudam as pessoas a expressar seus desejos, sentimentos e atitudes de forma adequada, tanto no âmbito social, familiar e profissional.

 

As pessoas que a dominam possuem um comportamento adequado e respeitoso em relação a atitudes, sentimentos, opiniões e crenças.

 

Profissionais:

 

As habilidades profissionais estão relacionadas à capacidade de executar tarefas do trabalho.

 

E como falamos no início do artigo, desenvolver essas competências e habilidades é algo essencial para qualquer profissional e contribuem para que as empresas reconheçam essa capacidade.

 

Ou seja, é indispensável para uma carreira bem-sucedida.

 

Podemos dizer que o profissional que agrega habilidades, evidentemente, tem mais chances no mercado de trabalho.

 

Além disso, a habilidade profissional é necessária para que haja produtividade e para que os resultados sejam obtidos.

 

As habilidades profissionais mais procuradas no trabalho são: Flexibilidade cognitiva, inteligência Cultural e de diversidade, aprendizagem ativa, pensamento crítico, resiliência, empatia, colaboração, criatividade e Inovação.

 

Nos post de hoje vamos nos aprofundar na habilidade: Resiliência.

 

Conheça agora de uma forma detalhada tudo que você precisa saber sobre essa habilidade:

Resiliência: tudo que você precisa saber

Como você já deve saber, todos nós passamos, em um momento ou outro, por momentos complicados, seja por algum trauma, desafios e até mesmo perdas.

Neste caso, se você já passou por alguma situação assim e conseguiu se recuperar e até mesmo aprender com essas experiências, mesmo que não tão boas, você já pode começar a se considerar uma pessoa resiliente.

E quando falamos em resiliência é importante frisarmos que essa habilidade é também essencial no ambiente de trabalho.

Hoje em dia a grande maioria das empresas preferem contratar pessoas que saibam trabalhar sobre pressão, que seja flexível e saiba resolver problemas e não criá-los.

O que acaba mostrando a importância da resiliência no ambiente de trabalho.

 

Mas caso você ainda tem dúvidas se essa habilidade é realmente importante no mercado de trabalho, basta continuar com a leitura do artigo até o final.

Entenda agora:

 

Afinal, o que é ser resiliente no trabalho?

Como foi falado anteriormente, todos nós passamos, em um momento ou outro, por momentos complicados, seja por algum trauma, desafios e até mesmo perdas.

E se você já passou por alguma situação assim e conseguiu se recuperar e até mesmo aprender com essas experiências, mesmo que não tão boas, você já pode começar a se considerar uma pessoa resiliente.

Por isso, podemos dizer que resiliente é ter bem desenvolvida a capacidade de administrar os reveses que, inevitavelmente, atingem empresas de todos os portes e segmentos.

Neste caso, basicamente, ser resiliente na carreira é não se deixar abater pela concretização de imprevistos e saber tirar que cada episódio uma lição que valorize o currículo, que agregue valor ao perfil profissional, que permita a aceitação de que todos falhamos e de que não há desculpas para o abandono de um projeto apenas porque os planos estão saindo um pouco dos trilhos.

Entenda agora como desenvolver o poder da resiliência no trabalho

Como desenvolver o poder da resiliência no trabalho

Como você já pode perceber durante a leitura do artigo, no trabalho ou mesmo em qualquer outro setor da vida, a resiliência apresenta grandes vantagens.

E para te ajudar a desenvolver essa habilidade, selecionamos as principais dicas e informações.

Conheça agora:

 

  • Procure aceitar a linha de raciocínio dos outros e entenda que o seu modo de pensar pode funcionar para você, mas não fazer nenhum sentido para os demais;
  • Sempre assuma a responsabilidade pelos seus atos e pare de culpar as pessoas por ocorrências que recaem em você;
  • Sempre admita que errou e aprenda com isso para não permitir a reincidência;
  • Aprenda a confiar nos outros, não subestimando as soluções que podem trazer. Se você é líder, ouça seus seguidores; se você é subordinado, tenha fé na sabedoria e expertise de quem acompanha seus passos;
  • Acredite na sua capacidade de tomar boas decisões.
  • Por último, mas não menos importante, lembre-se que atitudes valem mais do que mil palavras e que palavras podem tanto curar como ferir os outros.

 

Conclusão

E aí? O que achou do artigo? Gostou das dicas e informações?

Neste artigo você pode entender um pouco melhor algumas das habilidades mais exigidas no mercado de trabalho atualmente – Resiliência.

E como você pode perceber durante a leitura do artigo, ser resiliente é ter bem desenvolvida a capacidade de administrar os reveses que, inevitavelmente, atingem empresas de todos os portes e segmentos.

Ou seja, habilidade considerada essencial e muito procurada por empresas e organizações.

E além de desenvolver essa habilidade, algo que também é essencial para qualquer profissional atualmente, é o investimento em novas qualificações como um MBA, por exemplo.

Saiba que investir em qualificação profissional também é pensar em sua carreira.

 

E como já foi abordado, o mundo corporativo exige aperfeiçoamento e atualizações constantes do profissional que deseja mudar de área, se candidatar a ascensão de cargos ou melhorar suas habilidades na área em que atua.

Aquele que opta por um MBA acaba dando um foco mais corporativo a sua carreira.

O aluno, dessa forma, poderá se preparar melhor para lidar com a gestão de uma empresa e com negócios de forma geral.

Felizmente, apesar de ser bem concorrido, com as dicas corretas é possível sim se organizar corretamente e assim, aumentar as chances da sua aprovação.

E caso você precise de uma ajuda mais especializada, é só entrar em contato, temos alguns cursos preparatórios que podem te ajudar nessa etapa.

A TOTALprep está preparada para assessorá-lo integralmente e isso é o mais sólido pilar da nossa filosofia de trabalho.

Sabemos que um dos principais desafios para conquistar este sonho é financiar um programa, principalmente, no exterior.

Por conta disso, todo nosso serviço é voltado para objetivo que sua candidatura seja mais forte possível para ser considerada a uma BOLSA DE ESTUDOS, além de sermos profundos conhecedores sobre alternativas de empréstimos em universidades, bancos internacionais e estratégias de financeiras que possam lhe ajudar.

A TOTALprep lhe auxilia na busca por um sonho.

Nosso objetivo é permitir que você atinja seu potencial e seja aceito em uma universidade ou escola de negócios internacional.

Aproveite, curta e compartilhe a sua opinião conosco!

Dúvidas, críticas ou elogios deixem nos comentários.

Até a próxima!

Related posts