Habilidades Trainee no mercado de trabalho: Resiliência

Preparado para se adaptar e conhecer os recursos tecnológicos necessários para ganhar destaque no mercado de trabalho, o profissional do futuro possui competências e habilidades que as empresas hoje procuram.

Tais competências e habilidades são essenciais em um mercado de trabalho que se torna cada dia mais enxuto e competitivo.

Por isso, em geral, essas contratações são de caráter urgente e imediato.

O que significa que profissionais que possuem muitas competências tendem a conseguir emprego com mais rapidez e facilidade.

E se você está em busca de aperfeiçoamento e deseja expandir suas competências e habilidades, continue lendo este artigo.

 

Nos próximos artigos, vamos conceituar cada um desses termos, apresentar dicas para seu desenvolvimento e trazer informações atualizadas sobre o mercado de trabalho.

No post de hoje vamos falar de uma habilidade também muito procurada: Resiliência.

Vamos lá?

Para facilitar a sua leitura, o artigo foi dividido da seguinte forma:

  • Quais são as principais habilidades profissionais? Para que serve uma habilidade profissional?
  • Resiliência: tudo que você precisa saber
  • Afinal, o que é ser resiliente no trabalho?
  • Como desenvolver o poder da resiliência no trabalho
  • Conclusão

 

Habilidades profissionais são características de um indivíduo hábil. Ou, em outras palavras, são aptidões.

Neste caso, quando alguém é capaz de realizar uma tarefa bem feita, dizemos que essa pessoa é habilidosa.

Tal adjetivo, é claro, também remete a outras qualidades, como inteligência, agilidade e destreza.

Entenda agora como as principais habilidades podem ser assim classificadas:

Cognitivas:

 

As habilidades cognitivas estão relacionadas à capacidade de aprendizagem.

 

O funcionamento cognitivo é um termo que se refere à capacidade do ser humano de processar pensamentos e são utensílios do cérebro que estão associados com processos de aprendizagem de informações e são muito importantes no desenvolvimento de qualquer trabalho atualmente.

 

Motoras:

 

Habilidades motoras estão relacionadas à capacidade de realizar movimentos com precisão e consistem em manipulação e projeção de objetos incluindo habilidades, como: arremessar, receber, chutar, voleio, rebater lateral, driblar, etc, por exemplo.

 

Sociais:

 

As habilidades sociais são aquelas que ajudam as pessoas a expressar seus desejos, sentimentos e atitudes de forma adequada, tanto no âmbito social, familiar e profissional.

 

As pessoas que a dominam possuem um comportamento adequado e respeitoso em relação a atitudes, sentimentos, opiniões e crenças.

 

Profissionais:

 

As habilidades profissionais estão relacionadas à capacidade de executar tarefas do trabalho.

 

E como falamos no início do artigo, desenvolver essas competências e habilidades é algo essencial para qualquer profissional e contribuem para que as empresas reconheçam essa capacidade.

 

Ou seja, é indispensável para uma carreira bem-sucedida.

 

Podemos dizer que o profissional que agrega habilidades, evidentemente, tem mais chances no mercado de trabalho.

 

Além disso, a habilidade profissional é necessária para que haja produtividade e para que os resultados sejam obtidos.

 

As habilidades profissionais mais procuradas no trabalho são: Flexibilidade cognitiva, inteligência Cultural e de diversidade, aprendizagem ativa, pensamento crítico, resiliência, empatia, colaboração, criatividade e Inovação.

 

Nos post de hoje vamos nos aprofundar na habilidade: Resiliência.

 

Conheça agora de uma forma detalhada tudo que você precisa saber sobre essa habilidade:

Como você já deve saber, todos nós passamos, em um momento ou outro, por momentos complicados, seja por algum trauma, desafios e até mesmo perdas.

Neste caso, se você já passou por alguma situação assim e conseguiu se recuperar e até mesmo aprender com essas experiências, mesmo que não tão boas, você já pode começar a se considerar uma pessoa resiliente.

E quando falamos em resiliência é importante frisarmos que essa habilidade é também essencial no ambiente de trabalho.

Hoje em dia a grande maioria das empresas preferem contratar pessoas que saibam trabalhar sobre pressão, que seja flexível e saiba resolver problemas e não criá-los.

O que acaba mostrando a importância da resiliência no ambiente de trabalho.

 

Mas caso você ainda tem dúvidas se essa habilidade é realmente importante no mercado de trabalho, basta continuar com a leitura do artigo até o final.

Entenda agora:

 

Como foi falado anteriormente, todos nós passamos, em um momento ou outro, por momentos complicados, seja por algum trauma, desafios e até mesmo perdas.

E se você já passou por alguma situação assim e conseguiu se recuperar e até mesmo aprender com essas experiências, mesmo que não tão boas, você já pode começar a se considerar uma pessoa resiliente.

Por isso, podemos dizer que resiliente é ter bem desenvolvida a capacidade de administrar os reveses que, inevitavelmente, atingem empresas de todos os portes e segmentos.

Neste caso, basicamente, ser resiliente na carreira é não se deixar abater pela concretização de imprevistos e saber tirar que cada episódio uma lição que valorize o currículo, que agregue valor ao perfil profissional, que permita a aceitação de que todos falhamos e de que não há desculpas para o abandono de um projeto apenas porque os planos estão saindo um pouco dos trilhos.

Entenda agora como desenvolver o poder da resiliência no trabalho

Como você já pode perceber durante a leitura do artigo, no trabalho ou mesmo em qualquer outro setor da vida, a resiliência apresenta grandes vantagens.

E para te ajudar a desenvolver essa habilidade, selecionamos as principais dicas e informações.

Conheça agora:

 

  • Procure aceitar a linha de raciocínio dos outros e entenda que o seu modo de pensar pode funcionar para você, mas não fazer nenhum sentido para os demais;
  • Sempre assuma a responsabilidade pelos seus atos e pare de culpar as pessoas por ocorrências que recaem em você;
  • Sempre admita que errou e aprenda com isso para não permitir a reincidência;
  • Aprenda a confiar nos outros, não subestimando as soluções que podem trazer. Se você é líder, ouça seus seguidores; se você é subordinado, tenha fé na sabedoria e expertise de quem acompanha seus passos;
  • Acredite na sua capacidade de tomar boas decisões.
  • Por último, mas não menos importante, lembre-se que atitudes valem mais do que mil palavras e que palavras podem tanto curar como ferir os outros.

 

E aí? O que achou do artigo? Gostou das dicas e informações?

Neste artigo você pode entender um pouco melhor algumas das habilidades mais exigidas no mercado de trabalho atualmente – Resiliência.

E como você pode perceber durante a leitura do artigo, ser resiliente é ter bem desenvolvida a capacidade de administrar os reveses que, inevitavelmente, atingem empresas de todos os portes e segmentos.

Ou seja, habilidade considerada essencial e muito procurada por empresas e organizações.

E além de desenvolver essa habilidade, algo que também é essencial para qualquer profissional atualmente, é o investimento em novas qualificações como um MBA, por exemplo.

Saiba que investir em qualificação profissional também é pensar em sua carreira.

 

E como já foi abordado, o mundo corporativo exige aperfeiçoamento e atualizações constantes do profissional que deseja mudar de área, se candidatar a ascensão de cargos ou melhorar suas habilidades na área em que atua.

Aquele que opta por um MBA acaba dando um foco mais corporativo a sua carreira.

O aluno, dessa forma, poderá se preparar melhor para lidar com a gestão de uma empresa e com negócios de forma geral.

Felizmente, apesar de ser bem concorrido, com as dicas corretas é possível sim se organizar corretamente e assim, aumentar as chances da sua aprovação.

E caso você precise de uma ajuda mais especializada, é só entrar em contato, temos alguns cursos preparatórios que podem te ajudar nessa etapa.

A TOTALprep está preparada para assessorá-lo integralmente e isso é o mais sólido pilar da nossa filosofia de trabalho.

Sabemos que um dos principais desafios para conquistar este sonho é financiar um programa, principalmente, no exterior.

Por conta disso, todo nosso serviço é voltado para objetivo que sua candidatura seja mais forte possível para ser considerada a uma BOLSA DE ESTUDOS, além de sermos profundos conhecedores sobre alternativas de empréstimos em universidades, bancos internacionais e estratégias de financeiras que possam lhe ajudar.

A TOTALprep lhe auxilia na busca por um sonho.

Nosso objetivo é permitir que você atinja seu potencial e seja aceito em uma universidade ou escola de negócios internacional.

Aproveite, curta e compartilhe a sua opinião conosco!

Dúvidas, críticas ou elogios deixem nos comentários.

Até a próxima!