HABILIDADES TRAINEE NO MERCADO DE TRABALHO: PENSAMENTO CRÍTICO

Preparado para se adaptar e conhecer os recursos tecnológicos necessários para ganhar destaque no mercado de trabalho, o profissional do futuro possui competências e habilidades que as empresas hoje procuram.

Tais competências e habilidades são essenciais em um mercado de trabalho que se torna cada dia mais enxuto e competitivo.

Por isso, em geral essas contratações são de caráter urgente e imediato.

O que significa que profissionais que possuem muitas competências tendem a conseguir emprego com mais rapidez e facilidade.

E se você está em busca de aperfeiçoamento e deseja expandir suas competências e habilidades, continue lendo este artigo.

Nos próximos artigos, vamos conceituar cada um desses termos, apresentar dicas para seu desenvolvimento e trazer informações atualizadas sobre o mercado de trabalho.

No post de hoje vamos falar de uma habilidade também muito procurada: Pensamento crítico.

 

Vamos lá?

 

Para facilitar a sua leitura, o artigo foi dividido da seguinte forma:

 

  • Quais são as principais habilidades profissionais? Para que serve uma habilidade profissional?
  • Pensamento crítico: tudo que você precisa saber
  • O que é o pensamento crítico?
  • Como desenvolver o pensamento crítico: principais dicas e recomendações
  • Conclusão

 

Quais são as principais habilidades profissionais? Para que serve uma habilidade profissional?

Habilidades profissionais são características de um indivíduo hábil. Ou, em outras palavras, são aptidões.

Neste caso, quando alguém é capaz de realizar uma tarefa bem feita, dizemos que essa pessoa é habilidosa.

Tal adjetivo, é claro, também remete a outras qualidades, como inteligência, agilidade e destreza.

Entenda agora como as principais habilidades podem ser assim classificadas:

Cognitivas:

As habilidades cognitivas estão relacionadas à capacidade de aprendizagem.

O funcionamento cognitivo é um termo que se refere à capacidade do ser humano de processar pensamentos e são utensílios do cérebro que estão associados com processos de aprendizagem de informações e são muito importantes no desenvolvimento de qualquer trabalho atualmente.

Motoras:

Habilidades motoras estão relacionadas à capacidade de realizar movimentos com precisão e consistem em manipulação e projeção de objetos incluindo habilidades, como: arremessar, receber, chutar, voleio, rebater lateral, driblar, etc, por exemplo.

Sociais:

As habilidades sociais são aquelas que ajudam as pessoas a expressar seus desejos, sentimentos e atitudes de forma adequada, tanto no âmbito social, familiar e profissional

As pessoas que a dominam possuem um comportamento adequado e respeitoso em relação a atitudes, sentimentos, opiniões e crenças.

Profissionais:

As habilidades profissionais estão relacionadas à capacidade de executar tarefas do trabalho.

E como falamos no início do artigo, desenvolver essas competências e habilidades é algo essencial para qualquer profissional e contribuem para que as empresas reconheçam essa capacidade.

Ou seja, é indispensável para uma carreira bem-sucedida.

Podemos dizer que o profissional que agrega habilidades, evidentemente, tem mais chances no mercado de trabalho.

Além disso, a habilidade profissional é necessária para que haja produtividade e para que os resultados sejam obtidos.

As habilidades profissionais mais procuradas no trabalho são: Flexibilidade cognitiva, inteligência Cultural e de diversidade, aprendizagem ativa, pensamento crítico, resiliência, empatia, colaboração, criatividade e Inovação.

Nos post de hoje vamos nos aprofundar na habilidade: Pensamento crítico.

Conheça agora de uma forma detalhada tudo que você precisa saber sobre essa habilidade:

Pensamento crítico: tudo que você precisa saber

Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre a importância do pensamento crítico no mercado de trabalho. Não é verdade?

E não poderia ser diferente, afinal, esse termo está sendo cada vez mais discutido, seja no âmbito profissional, político e mesmo pessoal.

Mas você saberia dizer o que ele quer dizer e por que é importante desenvolver essa habilidade?

Bom, se você ainda tem dúvidas, não se preocupe, pois neste artigo vamos te mostrar de uma forma detalhada o que essa habilidade significa e porque o pensamento crítico se tornou algo tão importante no mercado de trabalho.

Conheça agora:

O que é o pensamento crítico?

Como falamos no início do artigo, essa habilidade é muito importante e tem uma forte influência no ambiente de trabalho, podendo tornar o funcionário um profissional melhor e mais qualificado.

E caso você ainda saiba ou mesmo não conheça, saiba que basicamente podemos definir o pensamento crítico como a capacidade de olhar para as situações de maneira crítica.

O que acaba exigindo, principalmente, que a pessoa consiga deixar suas crenças e opiniões de lado para fazer sua análise.

Para que você possa entender de uma forma mais clara, é como se a pessoa fosse capaz de ver as coisas de fora, como alguém que não está participando, apenas analisando.

Ou seja, o foco é apenas racional, sem permitir que as emoções influenciem no julgamento final.

Como desenvolver o pensamento crítico: principais dicas e recomendações

A filosofia tem nos mostrado, isso desde a Grécia Antiga que a arte de saber questionar é o ponto central para enxergar novos caminhos e que saber perguntar é muitas vezes mais importante até do que a resposta, pois é ela quem move o pensamento crítico, que por sua vez, sempre chega em novas respostas.

Levando isso em consideração, você já tem parado para pensar e refletir o quanto você questiona seus atos diariamente?

Pois é, saiba que o piloto automático é o inimigo número um do desenvolvimento do raciocínio crítico.

Infelizmente, com o tempo, desaprendemos a pensar e nos deparar com provocações críticas que costumam incomodar.

 

Por isso, neste momento precisamos refazer o caminho que as crianças têm na ponta da língua de olhar para tudo como uma grande interrogação ansiosa por ser desvendada.

Neste caso, se você não se questiona e não se permite rever sua forma de agir no mundo, dificilmente você levará essa qualidade para a sua vida profissional.

Por isso, a nossa dica é que você não tenha medo de refletir e sempre que necessário mudar de ideia e começar de novo.

É importante frisarmos que acreditar que já sabe o suficiente é o segundo vilão dessa habilidade, já que a curiosidade contínua é quem te torna um profissional inquieto e inovador.

É o medo de mostrar que não sabe algo que te faz permanecer na ignorância e é quem mais te afasta de alcançar o prazer de pensar e desenvolver novas ideias.

Por isso, procure se afastar das armadilhas da vergonha e da vaidade!

Lembre-se que se o seu pensamento crítico sozinho já cria revoluções, imagine a potência que pode surgir se você levar essa proposta para reuniões em equipe?

Conclusão

E aí? O que achou do artigo? Gostou das dicas e informações?

Neste artigo você pode entender um pouco melhor algumas das habilidades mais exigidas no mercado de trabalho atualmente – Pensamento crítico.

E como você pode perceber durante a leitura do artigo, desenvolver essa habilidade é algo hoje considerado essencial para qualquer negócio.

Como falamos anteriormente, o pensamento crítico sozinho já cria revoluções, imagine a potência que pode surgir se você levar essa proposta para reuniões em equipe?

 

E além de desenvolver essa habilidade, algo que também é essencial para qualquer profissional atualmente, é o investimento em novas qualificações como um MBA, por exemplo.

 

Related posts