Habilidades para trainee no mercado de trabalho: Inteligência Cultural e de diversidade

Inteligência Cultural e de diversidade: tudo que você precisa saber

E aí? Já ouviu falar nas habilidade de Inteligência Cultural e de diversidade?

Bom, se levarmos em consideração o contexto que a globalização trouxe para as empresas, podemos dizer que os profissionais de hoje têm a possibilidade de mudar de um país para outro com mais facilidade para agregar valor e enfrentar novos desafios.

E a inteligência cultural, nesse sentido, acaba sendo crucial para tornar isso possível.

As empresas de hoje valorizam muito habilidades sociais como a inteligência cultural, frequentemente até mais que o conhecimento técnico.

Por isso, se você deseja se destacar em sua profissão e aumentar o desempenho e a eficácia das equipes de trabalho, a inteligência cultural é algo que você deve, sim, desenvolver.

E para entender o que esse conceito realmente significa, basta continuar com a leitura do artigo.

Conheça agora:

Afinal, o que é a Inteligência Cultural e de diversidade?

A tecnologia e a globalização hoje conectam rapidamente diferentes partes do mundo permitindo que, no mesmo momento, milhares de profissionais de diferentes partes do planeta estejam trabalhando em conjunto com equipes brasileiras, formando times cada vez mais diversos e multiculturais.

Levando isso em consideração, se torna cada vez mais evidente a necessidade de aprendermos a lidar com a diversidade cultural.

Alguns estudos, por exemplo, revelam que empresas com times diversos tiveram aumento de 77% no engajamento dos colaboradores e que onde a diversidade é reconhecida e aplicada, há uma diminuição de 50% nos conflitos dentro das organizações.

E na verdade, não precisamos ir muito longe para entender a importância desse tema.

A globalização nos faz olhar para o desafio que sempre esteve por aqui: nossa própria diversidade.

O Brasil é hoje um país enorme, influenciado por diferentes povos e composto por uma pluralidade cultural extremamente rica, além do enorme número de imigrantes atuando no mercado de trabalho nacional.

Os profissionais do sul do país, por exemplo, têm hábitos culturais bem diferentes dos habitantes do nordeste e isso, é claro, não afeta a capacidade de cada povo, porém a forma como eles interage e respeita as diferenças entre si muda completamente os resultados.

Levando isso em consideração, além de aprender novos idiomas, saber lidar com a diversidade cultural é uma das habilidades do futuro e será um diferencial para quem deseja se manter atualizado.

O que vai além de aspectos sociais, morais e econômicos.

 

Saiba que a interação com diferentes visões amplia o conhecimento e desenvolve um profissional cada vez mais ágil na busca por soluções e na tomada de decisões mais assertivas.

Entenda agora como desenvolver essa habilidade:

Como desenvolver a Inteligência Cultural e de diversidade?

Como falamos no início do artigo, felizmente, todas as habilidades profissionais podem ser desenvolvidas.

Hoje por exemplo, a Inteligência Cultural pode ser medida e melhorada:

Temos avaliações do nível de IC estão disponíveis, identificando deficiências e pontos fortes de indivíduos e equipes quanto aos seus quatro elementos:

  • Motivação de IC;
  • Conhecimento;
  • Estratégia e ação.

Além disso, os valores culturais mais característicos dos dez grandes grupos culturais do mundo podem, também, ser identificados.

Isso no final, nos ajuda a entender como um indivíduo enxerga a sociedade, os negócios e as relações, e como se relacionar com quem tem outra visão de tudo isso.

Conclusão

E aí? O que achou do artigo? Gostou das dicas e informações?

Neste artigo você pode entender um pouco melhor algumas das habilidades mais exigidas no mercado de trabalho atualmente – Inteligência Cultural e de diversidade.

E como você pode perceber durante a leitura do artigo, se levarmos em consideração o contexto que a globalização trouxe para as empresas, podemos dizer que os profissionais de hoje têm a possibilidade de mudar de um país para outro com mais facilidade para agregar valor e enfrentar novos desafios.

E a inteligência cultural, nesse sentido, acaba sendo crucial para tornar isso possível.

As empresas de hoje valorizam muito habilidades sociais como a inteligência cultural, frequentemente até mais que o conhecimento técnico.

E além de desenvolver essa habilidade, algo que também é essencial para qualquer profissional atualmente, é o investimento em novas qualificações como um MBA, por exemplo.

Saiba que investir em qualificação profissional também é pensar em sua carreira.

E como já foi abordado, o mundo corporativo exige aperfeiçoamento e atualizações constantes do profissional que deseja mudar de área, se candidatar a ascensão de cargos ou melhorar suas habilidades na área em que atua.

Aquele que opta por um MBA acaba dando um foco mais corporativo a sua carreira.

O aluno, dessa forma, poderá se preparar melhor para lidar com a gestão de uma empresa e com negócios de forma geral.

Felizmente, apesar de ser bem concorrido, com as dicas corretas é possível sim se organizar corretamente e assim, aumentar as chances da sua aprovação.

Related posts