MBA no exterior: Como posso me preparar corretamente ainda na faculdade?

Ótima oportunidade para quem busca construir uma carreira corporativa e alcançar um cargo de gestão ou liderança, fazer um MBA no exterior é algo hoje considerado essencial para qualquer profissional que queira se destacar no mercado de trabalho.

Hoje a grande maioria dos especialistas entende que cursar um MBA fora do País pode trazer uma série de benefícios profissionais e pessoais.

 

 

E não poderia ser diferente, afinal, em meio a um cenário altamente competitivo em que nos encontramos, com tanta facilidade de obtenção de conhecimentos, sai na frente o candidato que apresentar habilidades distintas, sólida experiência e uma carga de conhecimento de qualidade.

Levando isso em consideração, muitas pessoas começam a se preparar para um MBA já na faculdade.

Porém, é claro, nesse momento geralmente encontram algumas dificuldades e obstáculos.

E se nesse momento você se encontra nessa situação e procura por formas de como se preparar corretamente, basta continuar com a leitura desse artigo até o final.

Vamos lá? 

Neste artigo, vamos te mostrar o que você pode fazer durante a faculdade para se preparar corretamente para um MBA.

Para facilitar a sua leitura, o artigo foi dividido da seguinte forma:

  • Afinal, por que fazer um MBA no exterior é algo considerado tão essencial para nossa carreira?
  • MBA: Principais características do curso
  • Afinal, como posso me preparar corretamente para um MBA no exterior ainda na faculdade?Quais pontos devemos nos atentar?
  • Conclusão

Afinal, porque fazer um MBA no exterior é algo considerado tão essencial para nossa carreira?

E aí? Entrou na faculdade e começou a se preparar para o futuro que te espera? Deseja dar continuidade aos seus estudos e percebe hoje a importância de se fazer um MBA no exterior?

Bom, como falamos no início do artigo, fazer um MBA no exterior é algo hoje considerado essencial para qualquer profissional que queira se destacar no mercado de trabalho.

Como você provavelmente já sabe, os profissionais qualificados e capacitados com um currículo diversificado são cada vez mais disputados pelas empresas.

Além disso, morar e estudar no exterior faz com que a pessoa tenha uma nova forma de entender sua própria cultura, nacionalidade e valores.

Ao cursar um MBA no exterior, o profissional passa a pensar de maneira mais criativa, reciclando o conhecimento e adquirindo uma visão mais abrangente sobre um determinado segmento.

 

O curso de MBA também estimula o empreendedorismo ao aliar conhecimentos teóricos com estudos de caso na sua grade curricular.

Além disso, o curso traz uma série de benefícios e diferenciais para o profissional como:

  • O curso alia teoria e prática
  • Ensina o profissional a pensar “fora da caixa”
  • Atualiza os conhecimentos
  • Estimula e favorece o empreendedorismo
  • Facilita a recolocação profissional

 

MBA: Principais características do curso

Durante os cursos de MBA, as tradicionais aulas expositivas dão lugar à aulas dinâmicas, onde os professores atuam como mediadores no debate de situações reais da área de gestão e administração.

Atualmente, o Ministério da Educação (MEC) reconhece apenas os cursos com 360 horas-aula de duração; enquanto a Associação Nacional de MBA (ANAMBA), reconhece cursos com até 480 horas-aula – os quais classifica como “padrão global” – e com o mínimo de 360 horas-aula – que chama de “padrão Brasil”.

Por possuir um caráter mercadológico, o MBA tem os horários adaptados à dinâmica de quem trabalha, com aulas que costumam acontecer aos sábados ou à noite em alguns dias úteis.

Hoje temos também a opção de aulas à distância, porém não é permitido fazer mais que 20% da carga horária neste formato.

Os alunos, ao final do curso, apresentam uma monografia, que, segundo recomendação da ANAMBA, deve ser escrita individualmente.

Felizmente, uma vantagem para quem tem dificuldades com apresentações em público é que não é necessário defender o trabalho diante de uma banca para então, finalmente, receber seu certificado de especialista.

E para te ajudar a se preparar corretamente para o MBA no exterior, ainda na faculdade, selecionamos algumas das principais dicas e sugestões.

Conheça agora:

Afinal, como posso me preparar corretamente para um MBA no exterior ainda na faculdade? Quais pontos devemos nos atentar?

Bom, muitos especialistas consideram como ponto mais importante e que você deve se atentar é com relação à proficiência.

Isso porque as universidades costumam exigir dos alunos internacionais a proficiência em um nível mínimo: o B2 do Marco Comum Europeu de Referência para Línguas (intermediário-avançado).

Neste caso, se você ainda tem dúvidas se a sua universidade que você tem interesse, exige um certificado, fique tranquilo(a), pois isso aparecerá como requisito na explicação sobre o processo de admissão.

Claro, para que você possa ter um bom resultado nos testes que certificam seu inglês, é essencial fazer cursos preparatórios.

E caso você opte por um curso intensivo (aulas diárias), estudar com, aproximadamente, dois meses de antecedência pode ser suficiente.

Porém, caso você precise de mais tempo, o recomendado é que você se programe para iniciar os estudos cerca de seis meses antes da prova.

Conheça agora quais são os principais tipos de exames:

Opções e tipos de exames

Atualmente, temos diversos exames de proficiência em inglês, mas as universidades estrangeiras geralmente pedem:

TOEFL

Este exame tem provas quase todos os meses. Porém, é preciso consultar o site para ver em quais cidades ela é aplicada.

IELTS

As datas e os locais desse exame podem ser consultados no site do British Council Brasil.

A dica é que você procure verificar corretamente qual exame e nível (ou pontuação) a universidade do seu interesse exige.

É importante frisarmos que algumas até aceitam estudantes que não tenham atingido a proficiência mínima ou que não possuam certificado.

Porém, saiba que você precisará se matricular em uma escola de idiomas quando chegar ao país.

Conclusão

E aí? O que achou do artigo? Gostou das dicas e informações?

Como você pode perceber durante a leitura do artigo, fazer um MBA (Master in Business Administration ou algo como “Mestre em Administração de Negócios”) é hoje uma ótima oportunidade para quem busca construir uma carreira corporativa e alcançar um cargo de gestão ou liderança no mercado de trabalho.

E o melhor, você pode começar a se preparar para o MBA ainda na faculdade.

Com as dicas corretas é possível sim se organizar corretamente e assim, aumentar as chances da sua aprovação.

E com as dicas e informações que foram passadas neste artigo você pode começar a fazer isso hoje mesmo.

Related posts