O que você pode aproveitar do Enem para o exame americano e como o apoio especializado em SAT pode te economizar muito dinheiro e te colocar em uma faculdade de elite

Meta descrição:

Neste artigo você irá entender quais são as principais diferenças entre o Enem e o Sat, e como o apoio especializado em Sat pode te economizar muito dinheiro e te colocar em uma faculdade de elite.

Conteúdo:

Muitos estudantes ainda pensam que a ideia de ter um exame geral que pudesse servir como vestibular unificado, nasceu aqui no Brasil, em 2009, com a aprovação do Sistema de Seleção Unificada (SISU) do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.

Porém, isso não é verdade, muito pelo contrário.

Nos EUA e também em outros países, todos os estudantes que ingressam em universidades são submetidos ao mesmo teste.

Nos EUA, por exemplo, a avaliação é chamada SAT (Teste de Aptidão Escolar) e é dividida em duas etapas.

No país, o exame é considerado pela grande maioria dos estudantes, como algo muito importante, já que a maioria das universidades considera a pontuação alcançada no teste, como um dos principais fatores do processo de admissão.

E apesar da semelhança entre os testes, temos algumas diferenças relevantes entre o SAT e o Enem.

Neste caso, para saber quais são as principais diferenças, basta acompanhar a leitura desse artigo até o final.

Vamos lá?

 

Para facilitar a sua leitura, o artigo foi dividido da seguinte forma:

  • Entenda quais são as principais diferenças entre os testes: Enem e SAT
  • SAT – SAT – Entenda porque o apoio especializado em Sat pode te economizar muito dinheiro e te colocar em uma faculdade de elite.
  • Conclusão

Entenda quais são as principais diferenças entre os testes: ENEM e SAT

Criado para avaliar a qualidade do ensino médio no Brasil, o Enem ganhou importância e virou um passaporte para o ensino superior.

E assim como o Enem, parte do processo de admissão em grandes universidades americanas vem também da pontuação do teste SAT.

Neste caso, há duas modalidades do teste: SAT I e SAT II, que também lembram muito o ENEM, aplicado no Brasil.

Porém, apesar das duas provas tentarem dar para as universidades a chance de ter um critério padronizado, ou seja, um padrão para que as universidades possam avaliar os candidatos.

Ainda assim, os exames são diferentes.

Neste caso, para entender um pouco melhor, confira abaixo as principais diferenças entre o Enem e o SAT:

 

Objetivo da prova

Algumas universidades utilizam o Enem como único critério de avaliação para o ingresso na instituição.

Já o SAT é apenas um dos fatores que são levados em conta. A nota obtida no exame pode sim aumentar as chances do estudante conseguir uma vaga na universidade.

Porém, o seu histórico escolar também deve ser exemplar e ele deve conseguir o maior número de cartas de recomendação possível para que possa ser aprovado.

Questões

As questões do SAT são mais direcionadas, o teste realmente avalia os conhecimentos adquiridos pelo estudante durante o Ensino Médio e com os resultados as instituições obtêm uma avaliação padronizada dos candidatos e conseguem analisar em que nível cada um está.

Já o Enem pode apresentar uma pergunta que englobe diferentes áreas do conhecimento, isso porque as questões estão distribuídas entre quatro áreas do conhecimento que envolvem o conteúdo dos três anos do ensino médio.

 

Disciplinas abordadas

Além da redação, o SAT avalia apenas as áreas de linguagem e interpretação e matemática, podendo o aluno mostrar o conhecimento que apresenta em outras áreas por meio dos Subject Tests, que são provas de áreas específicas e que são opcionais.

Já Enem, como foi falado anteriormente, apresenta questões de todas as matérias que estão na grade curricular do Ensino Médio.

Método de correção

O método de correção utilizado pelo Enem é o TRI (Teoria de Resposta ao Item), que permite analisar por meio de teorias estatísticas se o aluno chutou as questões.

Já o método utilizado pelo SAT é uma penalidade ao erro – Neste caso, a cada 4 questões erradas, uma questão correta é anulada.

O que acaba incentivando os alunos a se esforçarem para não errar e perder pontos pelo que foi acertado.

 

SAT – Entenda porque o apoio especializado em SAT pode te economizar muito dinheiro e te colocar em uma faculdade de elite.

Como você pode verificar durante a leitura do artigo, o SAT é utilizado como uma filtragem, quase como um ENEM internacional, para verificar a aptidão dos alunos não só em relação à língua, como também à cultura deles.

Trata-se de um exame exigido pelas principais universidades norte-americanas, como Harvard, Yale, Stanford e MIT, além de faculdades de outros países que tenham o inglês como língua nativa.

A sua inscrição para a realização do SAT é feita pelo site e tem taxas variáveis entre quem quer fazer a redação e quem opta por não fazer.

As taxas giram em torno de US$ 50,00. Além disso, é preciso considerar o adicional para quem fizer a prova fora do país de origem, no caso, o Brasil (US$ 35,00).

Esse é um teste realmente indispensável para o estudante que quer fazer sua graduação no exterior, pois essa é uma forma de ingressar nas principais faculdades lá de fora.

Parte do processo de admissão em grandes universidades americanas vem da pontuação do teste SAT.

Por isso, o apoio especializado em Sat pode te economizar muito dinheiro e te colocar em uma faculdade de elite.

 Com o preparo certo para realizar o SAT, você fica cada vez mais próximo de realizar o sonho de conhecer e estudar nas principais universidades do mundo!

 

Conclusão

E aí? O que achou do artigo?

Conseguiu entender quais são as principais diferenças entre os dois testes?

Neste artigo você pode conhecer um pouco mais sobre o SAT e o Enem, os dois principais testes do Brasil e do EUA.

Para finalizar, é importante frisar que fazer uma graduação no exterior não é tarefa fácil, mas também está longe de ser impossível.

O mesmo também é válido para mestrados.

Por isso, é importante frisar que com o preparo certo para realizar o SAT, você fica cada vez mais próximo de realizar o sonho de conhecer e estudar nas principais universidades do mundo!

 Gostou do nosso post de hoje? Então entre em contato conosco e conheça o nosso cursos preparatórios!

 Aproveite, curta e compartilhe a sua opinião conosco!

 Dúvidas, críticas ou elogios deixem nos comentários.

 Até a próxima!

Related posts