7 conselhos para conseguir uma bolsa de estudos no exterior

Conseguir bolsas de estudo no exterior não é uma tarefa simples e exige que você cumpra uma série de tarefas. Como você já deve saber bem, os editais requerem uma série de itens e contêm disposições das mais diversas.

Para qualquer possibilidade, você deve estar preparado, ficando pronto para lidar com o que for preciso. Por isso, hoje vou listar 7 conselhos que vão te ajudar a conseguir bolsas de estudo no exterior. Leia até o final!

1. Decida qual tipo de estudos deseja

Primeiro, você deve definir qual é o tipo de bolsas de estudo no exterior que está procurando. Isso tem a ver, é claro, com o seu nível de formação no momento e também com as suas pretensões para o futuro.

  • Você está na graduação?
  • Já é graduado?
  • É mestrando?
  • Pretende fazer o doutorado em outro país?

Esse é o primeiro fator determinante. Depois, você precisa escolher o tipo de curso que vai fazer. Defina o campo em que deseja centrar seus estudos, de modo a potencializar as chances da assistência financeira.

Digamos que seja uma graduação na área de idiomas. Você quer estudar qual língua? Além disso, quer fazer uma licenciatura ou um bacharelado? São questões importantes.

2. Comece a buscar as bolsas de estudo no exterior o mais rápido possível

Esse passo é bastante lógico quando falamos de bolsas de estudo no exterior. O quanto antes você começar a buscá-las, significa que mais cedo terá as respostas de que precisa – se foi aprovado ou não.

Isso já te deixa preparado para dar os próximos passos: começar a se preparar para a viagem e continuar os seus estudos, para se preparar mais. Ou então, já começar a preparar tudo de novo para tentar a bolsa no próximo ano.

Isto porque muitas instituições (quase todas, eu diria) têm um prazo de um ano entre uma e outra oferta de bolsa. Isso quer dizer que os mesmos editais abrem anualmente, quase sempre nas mesmas épocas.

3. Procure por bolsas de instituições menores

Nem só as grandes organizações oferecem bolsas de estudo no exterior. Por certo, governos de países, instituições internacionais (como a Organização dos Estados Americanos) e fundações públicas e privadas fornecem alguns tipos de assistência.

No entanto, saiba que não são só eles. Algumas instituições menores também oferecem bolsas de estudos. Nem sempre em grande quantidade, até pelo tamanho da organização. Mas a qualidade costuma ser boa também.

Entre elas, há até relatos de algumas que não recebem candidatos o suficiente. Está aí, portanto, uma excelente oportunidade para quem deseja aproveitar bolsas de estudo no exterior mais facilmente.

4. Procure mais de um tipo de bolsa

Bom, até aqui você já deve ter desenhado um perfil para as bolsas de estudo que está procurando. Deve ter sido a primeira coisa que você fez, antes de iniciar o planejamento: o que quer, onde tem preferência, etc.

Definido o seu perfil, você não pode focar em apenas uma vaga e simplesmente esquecer de tentar mais ou desprezar as outras. Isso é errado, e não costuma acabar bem.

Lembre que há muita competição por cada vaga. Mesmo que você tenha feito tudo certo e tenha um excelente currículo, pode ser que outra pessoa se destaque ainda mais. E você pode ficar sem seu intercâmbio. O ideal é que você tente entre 3 e 5 bolsas diferentes.

5. Não tenha medo de pesquisar tudo

Observo que muitos estudantes que buscam bolsas de estudo no exterior têm alguns receios, mas ficam quietos. Não seja assim, você não precisa – e nem deve – ter medo de perguntar nada. Afinal, é o seu futuro que está em jogo, e a sua moradia e formação em outro país.

Portanto, para qualquer dúvida que tiver, pesquise primeiro. Mas evite ficar incomodando a instituição por e-mail com dúvidas que você pode esclarecer por conta própria. Antes de tudo, pesquise na internet, converse com outras pessoas que já fizeram intercâmbio, pergunte a professores ou pessoas envolvidas no processo.

Se a dúvida for relevante e realmente não tiver no edital (releia-o), então entre em contato com a instituição. Mas esta deve ser a sua última alternativa, somente depois de realizar as pesquisas online e com conhecidos.

6. Deixe a documentação pronta

Quem quer evitar problemas, deixa tudo pronto o quanto antes. Inclusive a documentação. Não menospreze isso, porque se não conseguir enviar tudo o que for solicitado, vai perder as suas possíveis bolsas de estudo no exterior.

  • Não deixe para o último dia do prazo
  • Não deixe sequer para o dia anterior
  • Comece a preparar tudo o que o edital pede assim que ele for lançado
  • Já deixe preparados os seus certificados acadêmicos, de palestras, seminários, grupos de pesquisa, grupos de extensão e de conclusão de cursos
  • O quanto antes você tiver tudo pronto, mais atenção poderá dar às outras tarefas

Para organizar isso, recomendo o seguinte: assim que terminar de ler este post, pegue um papel, uma caneta e faça uma lista de tudo o que você tem. Se já está listado no seu currículo lattes, melhor ainda. Veja lá e comece a ir atrás dos documentos. Organize-os em uma pasta específica.

7. Saiba demonstrar que você merece

A questão aqui não é ser arrogante, mas saber ter autoconhecimento e ser confiante e determinado. Você precisa demonstrar à instituição oferecedora de bolsas de estudo no exterior que você realmente merece essa vaga.

Ninguém fará isso por você, ninguém vai atrás de saber quais são as suas qualidades. Então, cabe apenas a você mesmo demonstrá-las. Normalmente, isso é feito na carta de motivação que os editais costumam pedir, ou nas entrevistas.

  • Demonstre suas qualificações
  • Quais são as suas principais características e porque elas se adequam ao que a instituição deseja (isso está descrito no edital)?
  • Como suas qualidades podem ajudar a instituição a alcançar seus objetivos?
  • O que você espera de positivo do intercâmbio?
  • O que deseja fazer após a bolsa e por que ela será importante?

Dessa forma, com esses 7 conselhos, conseguir bolsas de estudo no exterior vai ficar muito mais fácil. Foque neles e comece a se preparar agora mesmo.

Boa sorte!