Como conseguir uma bolsa de estudos da Organização dos Estados Americanos (OEA)

Você sabia que a Organização dos Estados Americanos (OEA) oferece bolsas de estudo no exterior para brasileiros? Na verdade, existe mais de uma modalidade, o que abre opções para quem deseja ir ao exterior e melhorar sua formação e currículo.

Há de se ressaltar, porém, que essas bolsas de estudo no exterior ofertadas pela OEA costumam ser, na maior parte, nos países americanos. Ainda assim, ela oferece em outros continentes, como na Europa e até na Ásia.

O que é a Organização dos Estados Americanos

A Organização dos Estados Americanos é uma instituição internacional que integra todas as Américas numa só organização, e tem sua sede na cidade de Washington, nos Estados Unidos.

As 35 nações independentes do continente são membros da OEA, que foi criada após a Segunda Guerra Mundial, em 1948. O objetivo era, exatamente, promover a cooperação e a solidariedade entre os países do continente.

Justamente por causa disso, a instituição promove bolsas de estudo no exterior para brasileiros e cidadãos de todos os países da região.

Atualmente, a principal função da OEA é monitorar as eleições no continente. Provavelmente, você já deve ter lido alguma notícia dela nos casos de possibilidade de fraudes eleitorais em eleições de países próximos ao nosso.

Vale destacar, também, que as bolsas de estudo no exterior não são somente para os Estados Unidos, onde é sediada. Pelo contrário, como ressaltei na introdução, existem algumas até para outros continentes, além das Américas.

Por que a OEA oferece bolsas de estudo no exterior?

Agora que você já entendeu o que é a Organização dos Estados Americanos, vou falar um pouco sobre o que a levou motiva a promover bolsas. Na verdade, isto já é inerente ao seu principal objetivo, que é a cooperação regional, mas vai além.

A própria OEA fala a respeito das suas bolsas de estudo no exterior. Afinal, como ela justifica o oferecimento desses incentivos para os estudantes? Certamente vai muito além de simples “cooperação”.

Ficar atento a detalhes como este é importante por alguns motivos. Digamos, por exemplo, que você esteja escrevendo sua carta de motivação para tentar conseguir uma das bolsas de estudo no exterior oferecidas pela OEA.

Neste momento, é muito importante que você saiba o que a organização pretende ao oferecer isto. É exatamente essas qualidades que você deve ressaltar na sua escrita, e mostrar que está de acordo com a visão da instituição.

Pois bem, sem mais delongas, alguns pontos principais que a OEA destaca são estes:

  1. Promover a educação como forma de aumentar o progresso dos países da região
  2. Aumentar as possibilidades educacionais no Hemisfério Ocidental
  3. Oferecer assistência financeira para os que mais precisam
  4. Auxiliar com bolsas de estudo no exterior aqueles que querem estudar, mas não têm condições

Observe que a OEA vê a educação como uma forma de aumentar o progresso na região, o que significa que alunos de países em desenvolvimento têm boas chances.

Os pontos três e quatro reforçam essa percepção, inclusive. Quem mais precisa e quer estudar, mas não tem como pagar, são, via de regra, pessoas sem grandes condições financeiras ou que moram em países que não possuem serviço educacional de primeira linha.

Quais são as bolsas da OEA?

As bolsas de estudo no exterior podem ser caracterizadas e descritas em três modelos diferentes. Quem faz isso é o próprio Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o principal órgãos responsável por lidar com as relações Brasil-OEA.

  1. Programa Regular de Bolsas Acadêmicas (Nível Superior)

Este programa tem um caráter anual e é voltado para pesquisadores e para quem deseja ingressar no mestrado ou no doutorado. Ou seja, é para quem quer aprofundar seus estudos com uma pós-graduação.

Essa modalidade oferece assistência financeira para quem vai a qualquer dos países que integram a organização. O único detalhe é que você não pode ficar naquele que forneceu a bolsa (neste caso, o Brasil).

A duração máxima desta bolsa é de até 2 anos. Além disso, o valor máximo por ano acadêmico oferecido é de até 15 mil dólares.

  1. Programa de Bolsas para o Desenvolvimento Profissional (PDSP)

Este tipo de assistência financeira para estudantes tem como público-alvo aqueles que desejam fazer cursos de curta duração. Eles podem ser presenciais, à distância ou combinar as duas modalidades.

Vale destacar que é necessário saber línguas estrangeiras, como já era de se esperar. Os cursos são ministrados em espanhol ou inglês, o que estará sempre disposto no edital. A bolsa pode oferecer desde cobertura integral até apenas a isenção de inscrição.

  1. Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (PAEC)

Esta terceira modalidade de bolsas de estudo no exterior fornecida pela OEA tem duração variada. Ademais, também pode ser para cursos à distância ou para os presenciais.

Esse programa oferece assistência financeira para estudos até mesmo fora do continente americano. É possível encontrar bolsas na Espanha, na Itália, na China, entre outros.

Onde encontrar as bolsas

O programa de bolsas de estudo no exterior da OEA já é antigo, e data de 1958. Isto significa que a instituição já possui bastante experiência nesse área. Além disso, há uma grande previsibilidade das bolsas, o que ajuda você a se programar.

Falando em se programar, aliás, é bom ficar atento aos sites onde são divulgadas estas bolsas. Por certo, você pode acompanhar sites de intercâmbio que informam quando elas forem divulgadas.

Outra opção é ficar atento ao próprio site da Organização dos Estados Americanos.

Neste caso, é em espanhol, mas você pode acessar as bolsas vigentes clicando aqui.

Fique atento e escolha as melhores opções.