10 Motivos para estudar na Alemanha

10 Motivos para estudar na Alemanha

Não é segredo que a Alemanha é um dos melhores países do mundo para se viver. Estudar lá segue esse mesmo raciocínio, graças ao excelente sistema de ensino. Se você está organizando sua vida para ir para lá, talvez até fazendo um curso preparatório, veja agora os 10 motivos que vão convencê-lo de vez!

Selecionei alguns dos motivos pelos quais não só os brasileiros, como também os estudantes de todo o mundo, têm a Alemanha como um dos destinos preferidos. Confira!

1. Tem Algumas das Melhores Universidades do Mundo

A Alemanha tem algumas das melhores universidades do mundo. Isso é excelente para o seu aprendizado e para o seu currículo. O lado negativo é que as vagas são concorridas, e você tem de ficar atento, às vezes até fazendo um curso preparatório.

Aliás, esses cursos são necessários sobretudo para fazer testes de proficiência (como o TOEFL, o Cambridge e o IELTS) ou demais provas, como o GMAT e o GRE. Tudo depende do que a universidade em questão está pedindo.

Áreas como direito, engenharias, filosofia e sociologia estão entre as de maior destaque. A infraestrutura das universidades é, igualmente, muito boa de modo geral, especialmente quando comparadas às brasileiras.

2. Tem ótimas cidades para estudar

Já falamos em outro post sobre o ranking das melhores cidades para se estudar. Vimos lá que Berlim e Munique estão no top 10, fazendo da Alemanha um destino de excelência. Além dessas duas, porém, existem outras, como Colônia, Frankfurt e Heidelberg.

Essas cidades, de modo geral, combinam tudo o que você precisa. Têm uma ótima qualidade de vida aliada àquele sistema de ensino de topo sobre o qual já falei. Além disso, são normalmente multiculturais, e você vai encontrar gente de todo planeta.

Prepare-se e veja as opções disponíveis em cada uma dessas cidades, também já deixando a postos seu curso preparatório. Assim seu planejamento vai ficar mais organizado.

3. Possui um ambiente receptivo

A Alemanha é um país o qual já está habituado a receber pessoas de todo mundo, sobretudo estudantes. Isso faz com que as principais cidades do país já estejam estruturadas e até acostumadas a recebê-los.

Os relatos de estudantes que vão para o país são muito positivos. Aliás, entende-se hoje que este é um dos cinco países que melhor recebe os universitários provenientes do exterior.

Apenas em 2014, foram mais de 300 mil estudantes vindos de outras nações para o território alemão. Isso demonstra o quanto o país é forte no setor e o quanto há oferta de oportunidades para quem quer aproveitar.

4. Não é necessário saber alemão

Muitos estudantes se assustam porque não sabem falar uma palavra sequer na língua alemã. Pois saiba que isso não é necessário – até mesmo por isso as provas de proficiência e o curso preparatório que você poderá ter de fazer são em inglês.

Sendo assim, já se prepare para fazer uma prova como as que citei mais acima (TOEFL, IELTS, Cambridge, GRE, GMAT, etc). É bem provável que as tenha de fazer, uma vez que a universidade vai querer testar seus conhecimentos em inglês e sua capacidade de análise crítica na mesma língua.

Isso não é à toa. Na maior parte dos cursos da Alemanha que está disponível para intercambistas, a língua falada é a inglesa. Aliás, vamos combinar que isso facilita para todo mundo.

BAIXE NOSSO EBOOK GRATUITO SOBRE COMO ESTUDAR NA ALEMANHA DE GRAÇA E SEM FALAR ALEMÃO :

loading...

5. Há possibilidade de bolsas de estudo

Se você acredita que não tem como se bancar em território europeu, ainda mais com o real tão desvalorizado em relação ao euro, acalme-se. A ideia aqui é ficar atento a editais, que sempre surgem e podem favorecê-lo.

Muitas bolsas de estudo são disponibilizadas na Europa, e na Alemanha não é diferente. Alguns exemplos mais genéricos são as do programa Erasmus Mundus. Fique atento a estas e a outras.

Normalmente os requisitos são padronizados, inclusive com a necessidade de fluência em inglês. Então já pode ir preparando o curso preparatório para as provas.

6. Está no coração da Europa

Que tal ficar numa localização que o permita conhecer toda a Europa sem ter de fazer grande esforço? A Alemanha faz isto, por estar geograficamente privilegiada dentro do continente.

Isso é bom por dois motivos principais. O primeiro, é claro, pelo lazer e por poder visitar estes novos locais nas férias ou finais de semana. Já o segundo, diz respeito às próprias questões acadêmicas. Você pode ir a diversos congressos por todo o continente.

7. O custo benefício é bom

Já falamos aqui que nem sempre é barato ficar na Alemanha. No entanto, em comparação a outras instituições de excelência, sobretudo as europeias, as taxas são mais em conta nas alemãs.

Isso em função de muitas das universidades serem públicas, diminuindo valores a serem pagos a cada semestre. Em média, fica em torno de 150 a 500 euros, variando do local que você escolher, podendo ser até de graça

8. A qualidade de vida é excelente

Quando se fala em qualidade de vida, a Alemanha está sempre entre as primeiras. Não é por nada que tanta gente quer ir para lá e faz curso preparatório para se dedicar exclusivamente à entrada nessas universidades.

O índice cultural é elevado, a segurança também, o transporte público funciona, etc. Em resumo, quem conhece a Alemanha se apaixona.

9. Multiculturalismo

Se há outro ponto positivo da Alemanha, é que você vai encontrar gente do mundo inteiro. Assim, você expande sua rede de relacionamentos e cria mais contatos, os quais podem ser úteis na vida profissional e na pessoal.

10. História

Em momentos positivos e negativos da História, a Alemanha foi proeminente. Há uma grande riqueza de museus, memoriais, festas regionais e outros que você pode visitar e aprender enquanto estiver por lá.

Inclusive, alguns dos maiores pensadores que impactam no que entendemos da humanidade hoje vieram de lá (concorde ou não com suas premissas). São exemplos, Hegel, Nietzsche, Kant, Marx, Beethoven e Goethe, entre tantos outros.

Em resumo, se você estava em dúvida se a Alemanha era um bom destino, pode marcar o curso preparatório para a prova de proficiência e preparar as malas! Certamente você não irá se arrepender dessa experiência.

loading...