Como melhorar seu inglês para estudar fora do Brasil?

[vc_row][vc_column][vc_btn title=”Agende Agora uma Aula Gratuita !” color=”danger” align=”right” link=”url:http%3A%2F%2Ftotalprepbrasil.com.br%2Fcurso-toefl-online-ou-presencial%2F|||”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Como melhorar seu inglês para estudar fora do Brasil?

Sem dúvidas, se você vai estudar fora do Brasil, precisa estar com o inglês em dia. A questão chave é: como fazer isso? Como vou mostrar hoje, é possível melhorar seu inglês tanto com um curso preparatório quanto sozinho.

 

Receba mais informações em seu email

[anakual_subscribe]
Na verdade, a combinação das duas opções é a melhor ideia. Enquanto em casa você pode potencializar seu aprendizado, um bom curso preparatório vai ajudar a perceber quais estão sendo os seus erros e onde melhorar. Veja as nossas dicas!

Leia mais em inglês

A primeira dica e mais básica de todas é ler mais em inglês. Isso conta muito, porque você vai desenvolver uma capacidade de entendimento da língua, tanto na sua estrutura quanto no vocabulário.
Tente não ficar no básico ou ler apenas coisas curtas. Vá além e procure, por exemplo, notícias do país ao qual você deseja ir. Se você conseguir ler umas três reportagens por dia, certamente já terá uma melhora considerável em pouco tempo.
Isso permitirá que você treine o idioma e ainda conheça mais sobre o local, já que vai ler o noticiário de lá. Outro ponto positivo é que irá ajudá-lo a desenvolver também um inglês menos informal, o que será necessário durante as aulas na universidade.
Aconselho, ainda, que você não fique apenas nos jornais. Vá além, para entrar em contato com todo tipo de vocabulário e desenvolver sua compreensão da língua. Procure letras de músicas, leia livros em inglês, etc.
Se você estiver em um curso preparatório, o material didático irá ajudá-lo bastante. Ainda assim, fique atento a essas outras dicas que dei aqui. Quanto mais você conseguir ler, melhor.

Melhore seu listening

Além de tornar mais profundo seu conhecimento sobre as palavras escritas, é importante também compreendê-las quando faladas. Isto porque você vai estar num país estrangeiro se comunicando dessa forma. Precisa, por exemplo, entender o que seu professor fala.

Tenha em mente que você estará numa universidade em que provavelmente terão outros alunos estrangeiros. Cada um com seu sotaque, o que torna mais difícil ainda a compreensão.

A sugestão aqui é semelhante à de cima: fique atento a todas as formas possíveis de aprendizado. Procure ouvir palestras acadêmicas, ouvir músicas em inglês, assistir a filmes e séries, etc.

Como resultado, você vai conseguir desenvolver um aprendizado mais amplo. Estará mais habituado aos diferentes sotaques e, também, à formalidade ou à informalidade que o ambiente impõe.

Nos filmes e séries, se precisar, deixe com legendas (em inglês) no princípio. Com o tempo, tire as legendas. Caso se sinta inseguro, tire aos poucos e vá notando o quanto consegue entender.

Uma metodologia utilizada em alguns cursos preparatórios é bastante útil. Ouça músicas, por exemplo, e tente reescrever o que você ouve. Ao final, compare o que você escreveu da letra e como ela realmente é em inglês.


A conversação é fundamental

Um terceiro ponto relevante é a conversação. Por certo, é mais fácil de treiná-la durante um curso preparatório em que você entra em contato com outros estudantes e com um professor.

Ainda assim, existem técnicas próprias que o permitem melhorar a fala em inglês mesmo sem sair de casa. Infelizmente, aqui caberá apenas a você e ao seu juízo analisar o quanto você está indo bem e no que precisa melhorar (na pronúncia, no vocabulário, etc).

Uma boa medida e bem simples é falar com você mesmo em frente ao espelho. Conte como foi o seu dia, quais são os seus planos, o que você pensa da futura universidade e por aí adiante. Ou seja, assuntos básicos do dia a dia.

Se tiver um amigo para treinar, melhor ainda. Vai ser bom para você e para ele. Para isso, ele também precisa saber falar inglês, é claro. Do contrário, de nada vai adiantar com uma pessoa que não entenda.

Muitas vezes o que é fácil para você é difícil para o seu amigo, e vice-versa. Você vai notar muito isso num curso preparatório. Por conseguinte, ambos acabam aprendendo e ensinando ao mesmo tempo.

Anote o que aprendeu

O cérebro humano precisa sempre praticar o que é aprendido. Não é à toa que no curso preparatório de sua escolha, vai ver que normalmente serão feitas revisões ou o material será complementar, exigindo que você relembre o que já viu.

A lógica aqui é bem semelhante. Faça o seguinte:

  • Compre um bloquinho de notas
  • Use ele apenas para o seu estudo em inglês
  • Cada vez que aprender uma palavra ou uma expressão nova, anote nesse bloquinho, junto com a definição da palavra
  • Quando ouvir a palavra ou a expressão novamente, caso não se lembre, volte às suas anotações para relembrar
  • De vez em quando, reestude as expressões e palavras, mantendo frescas na sua memória

Parece bem básico e até meio tolo, mas de fato funciona. Muitos professores que criam curso preparatório indicam essa metodologia.

Foque na sua área de estudo

Vamos ser sinceros, se você está buscando como melhorar o seu inglês, é porque ele de fato precisa ser aprimorado. Caso você não estivesse inseguro ou caso não soubesse que possui algumas deficiências no idioma, não estaria aqui.

Por isso mesmo, a ideia é seguir as dicas que eu dei, mas com um detalhe. Foque sempre na sua área de estudo. Você pode, e até deve, estudar além disso. No entanto, o mais importante é que esteja atento ao vocabulário utilizado no seu campo.

Digamos que você esteja indo a uma universidade no exterior estudar matérias relacionadas a artes. Se souber algo de biologia ou de política até vai ser legal, mas não tão útil quanto o que sabe do seu próprio campo.

Dessa forma, se tiver de escolher entre saber um pouco de tudo ou apenas muito da sua área, opte pela segunda alternativa. Mesmo que estiver num curso preparatório, busque fazer isso quando puder e estiver estudando sozinho.

Em suma, posso dizer que você deve focar na sua área de estudo quando for estudar. Siga minhas dicas e, caso for possível, faça parte de um curso preparatório também. Bons estudos e até a próxima!

 

 

[vc_row][vc_column][vc_btn title=”Agende Agora uma Aula Gratuita !” color=”danger” align=”right” link=”url:http%3A%2F%2Ftotalprepbrasil.com.br%2Fcurso-toefl-online-ou-presencial%2F|||”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]