Please wait...

MBA Internacional

MBA NO EXTERIOR: VALE A PENA ENFRENTAR ESSE DESAFIO?

O que é um MBA ?

O curso de MBA (Master in Business Administration) é um curso muito procurado no exterior por conta da alta visibilidade que tem na hora de contratação. Entretanto, diferente da graduação no exterior, onde o aluno precisa por vezes demonstrar a proficiência no idioma, o MBA exige ainda mais do aluno em questão de tempo, dedicação e valores.

O que é necessário para fazer uma MBA internacional?

Além de comprovar dois anos em cargos relevantes e de liderança, o aluno precisa ter uma nota alta tanto no GMAT (Graduate Management Admission Test), prova que avalia o desempenho do aluno em conceitos matemáticos e de linguagem e comunicação na língua inglesa, quanto no IETLS ou o TOEFL, que são provas que comprovam o nível de inglês num padrão internacional.

Uma informação muito importante e que deve ser levada em consideração é o custo médio anual para o curso, que pode começar na faixa de R$ 80 mil reais. E este valor inclui apenas a anualidade do curso, ainda é necessário morar, comer se locomover e entre outras coisas. Os MBAs mais conceituados no mundo estão nos Estados Unidos e, como falado em outros posts do blog, um dos lugares mais caros do mundo para se viver.

Mas não desanime! O MBA é um curso que exige além de tempo e dedicação, uma boa quantia para investir na educação. E se deve avaliar muito bem se você acredita que vale a pena cursa-lo.

Vale a pena fazer um MBA fora que custa tão caro?

A realidade é que pelo título e a experiência, o MBA vale a pena sim! Porém, você precisa avaliar se este é o seu caso, até porque, você precisa convencer a banca avaliadora destas convicções. Normalmente, quando o candidato está à procura de uma promoção ou de um emprego melhor, a banca enxerga isso com bons olhos. A possibilidade de uma carreira internacional pode lhe ajudar a recuperar o investimento feito , vale lembrar que os MBAs internacionais são aceitos em todo mundo sem precisar de revalidação local, tornando-se , assim, uma porta de entrada para o mercado global e uma avalanche de oportunidades podem cair sobre você. Outro ponto a considerar é que você pode ter qualquer formação e ser bem-vindo a um curso de MBA internacional , isso deve-se ao fato das escolas de negocio gostarem de ter alunos em suas classes de MBA que tenham um “background” que não seja “business” para poder dar diversidade de perfil ao curso. Assim você pode ser medico, artista plástico, advogado etc , não importa o seu perfil , caso você queira dar uma guinada na carreira um MBA fora do Brasil pode representar a mudança ideal.

Mas a questão é quando fazer o MBA? Existe idade certa? E se existe, qual seria?

A primeira dica do blog é buscar se entender e saber onde quer chegar com esse curso. Qual tipo de situações está passando, em que ponto da vida pessoal e da carreira está vivendo e onde quer chegar. Isso fará uma grande diferença, primeiro para saber se realmente o MBA é o curso que precisa fazer para atingir seus objetivos. E, se realmente o MBA for seu caso, você aproveitará muito melhor o curso, uma vez que vai focar suas energias num objetivo que te interessa e então construirá um resultado pessoal e profissional ao final dessa jornada.

MBA Internacional
MBA Internacional

Bom, agora vamos ao que interessa: de acordo alguns preparadores de candidatos ao MBA, a melhor idade para fazer o MBA, é entre 24 e 37 anos. Nessa idade os temas e conceitos da faculdade ainda estão frescos na cabeça e você tem mais facilidade para desenvolver certos conteúdos exigidos tanto na prova GMAT, quanto no próprio curso de MBA.

Nesta idade o aluno possui muita cede de aprender e descobrir coisas novas, algo muito valorizado pelos professores que compõe a banca de seleção. Alguns ex-alunos de MBAs que fizeram o curso fora do país relatam que muitas vezes o diferencial no momento da entrevista ou do essay (redação que os alunos fazem sobre eles mesmo), foi o fato de que, durante a trajetória até a aplicação, realizaram diversos cursos ou atividades extracurriculares como liderança na prática de esportes, sendo capitão de times, ou liderança de movimentos sócias, sendo presidente de associações.

Um outro ponto positivo de se fazer o MBA nesta idade é o fato da exclusividade no mercado. Dados relatam que profissionais com MBA aos 26 ou 27 anos, conseguem promoções a uma velocidade muito mais alta e então podem aumentar o salário, na média (!), em 130%.

O MBA é um grande passo para a carreira. Olhando pelo ponto de que exige ainda uma reflexão pessoal e profissional de quem busca o curso, ele vai muito além do que simplesmente um diploma. Existem pontos na balança, e o tempo também pesa nesta escolha. Caso você esteja dentro da idade informada e o MBA foi um curso que te interessou, busque mais informações e procure saber se você se encaixa nesta proposta de ensino. Caso não esteja na idade e mesmo assim queira fazer, não desanime! Não quer dizer que não possa fazer, terá um motivo a mais para lutar pelo seu título de MBA.

Saiba mais :

Construa uma carreira internacional com um mestrado fora  

Como conseguir dinheiro para estudar fora ?