Qual tipo de MBA mais combina com você?

which_mba_program_type_is_right_for_you

 

Escolher o programa de MBA que mais combina com você não é a tarefa mais simples. A grande variedade de cursos disponíveis atualmente podem nos deixar um pouco perdidos. Hoje é possível encontrar programas nos mais diversos países, com diferentes tipos de currículos e duração, por exemplo. No entanto, essa mesma diversidade é o que garante que você achará o MBA perfeito você.

Que tal conhecer mais sobre os diferentes tipos ou formatos de MBA que são oferecidos? É importante lembrar que muitas vezes as diferenças entre os cursos podem não ser muito bem delimitadas, já que existe muita flexibilidade e justaposições.

MBA em tempo integral

Como o próprio nome diz, um programa de MBA em tempo integral exige que os participantes se dediquem exclusivamente ao curso, precisando sair ou pedir uma licença de seu trabalho por 10 a 24 meses. O formato integral de MBA também possui alguns subtipos:

  • MBA com duração de dois anos: Muito comum na América do Norte, esse formato de MBA normalmente oferece a oportunidade de um estágio de verão no meio do curso. Participantes desse tipo de programa costumam ter menos anos de experiência profissional e tendem a ter mais oportunidades de cursar disciplinas eletivas, o que é útil caso seu objetivo seja uma transição de carreira.
  • MBA com duração de um ano: Esse programa é mais indicado para quem procura um curso mais intensivo e condensado, além de já ter uma ideia mais clara do que espera obter como resultado ao fim do MBA. Normalmente, ele oferece mais disciplinas práticas, com foco em projetos reais e simulações. Esse é um formato particularmente popular na Europa e que atrai candidatos com mais experiência profissional.
  • MBA acelerado: Uma opção que fica no meio termo em comparação com os programas anteriores, esse tipo de MBA é predominantemente encontrado na América do Norte e foca em candidatos que já possuem confiança e conhecimento nos módulos centrais do curso e que não precisam de um estudo tão longo ou aprofundado desses temas.

MBA meio período

Os programas de MBA meio período são o equivalente a fazer um curso integral só que distribuído por um período mais longo, e normalmente mais flexível, de tempo. Os estudantes podem continuar trabalhando já que as aulas acontecem durante a noite ou nos fins de semana. Tradicionamente, esses programas requerem que você faça as aulas no campus físico. No entanto, recentemente os cursos meio período tem se combinado com programas de…

…MBA a distância

Os cursos de MBA online a distância também são feitos em meio período e são buscados por profissionais que não querem sair do mercado de trabalho. Durante a maior parte do programa, os participantes estudam utilizando softwares e plataformas em que podem interagir com professores, mentores e colegas utilizando vídeo conferência, fóruns, emails e mais. Os programas mais bem ranqueados normalmente não são feitos de forma totalmente remota, exigindo um período presencial em seu campus, que pode ser a primeira semana do curso ou projetos, eventos e conferências que acontecerão em outros momentos.

original_336345473.jpg

MBA Executivo (EMBA)

Os MBAs executivos são direcionados para profissionais mais sêniores que querem combinar o trabalho com o estudo. Antigamente, a maioria dos participantes eram patrocinados por suas empresas para fazer o EMBA, mas recentemente o número de candidatos que financiam o próprio curso tem aumentado. A idade média de um candidato a um MBA executivo em 2016 era 38 anos.

Esse curso de meio período é normalmente oferecido em um formato modular, onde os estudantes podem escolher os dias e horários em que querem fazer as aulas. Programas executivos também podem ser acelerados e finalizados em um mínimo de 18 meses ou extendidos por um período mais longo.

Outra alternativa é o programa de MBA executivo global (GEMBA), ideal para participantes que estão focados em trabalhar na área de negócios em nível multinacional. Esse curso proporciona que os estudantes estejam engajados em projetos intercontinentais, visitando seis, sete ou mais países durante o programa.

A grande facilidade é que cada dia mais candidatos podem se aplicar para programas de MBA que combinam dois ou mais dos formatos que apresentamos através de parcerias entre escolas de negócios.

Acho que agora ficou um pouco mais fácil determinar qual MBA tem mais a ver com você, não é?

Então que tal conversar diretamente com representantes dos melhores cursos internacionais de MBA e saber como se aplicar para o seu curso dos sonhos?

Participe de uma de nossas feiras de MBA! As inscrições são gratuitas, mas corra porque as vagas são limitadas 😉

Registre-se aqui!

São Paulo

QS World MBA Tour
Quando: 13 de setembro de 2017, das 16h às 21h
Onde: InterContinental São Paulo (Alameda Santos, 1123, Jardim Paulista)
Inscreva-se aqui

Rio de Janeiro

QS TopMBA Connect 1-2-1
Quando: 16 de setembro de 2017, das 13h às 17h30
Onde: Hilton Rio de Janeiro Copacabana (Av. Atlântica, 1020, Copacabana)
Inscreva-se aqui

Curitiba

QS TopMBA Connect 1-2-1
Quando: 14 de setembro de 2017, das 17h às 21h30
Onde: Pestana Curitiba (Rua Comendador Araujo, 499, Batel)
Inscreva-se aqui

Belo Horizonte

QS TopMBA Connect 1-2-1
Quando: 18 de setembro de 2017, das 17h às 21h30
Onde: Radisson Blu Belo Horizonte Savassi (Rua Lavras, 150, Savassi)
Inscreva-se aqui

 

Texto originalmente postado do site da QS, nossos parceiros.